sábado, 6 de março de 2010

"Uma viagem atribulada"

Narrador: No centro de transporte, do planeta Jopitá, dois jopitanos, exploravam a máquina de teletransporte, quando um deles descobre um botão lilás.

Jopó – OH! Olha, este botão lilás! Servirá para quê?

Jopi – Não mexas ai Jopó, olha que as nossas mães vão zangar-se!

Jopó – Aí, mas tenho uma vontade!

Narrador: Sem pensar Jopó carregou no botão e tudo aconteceu.

Jopi e Jopó – Aí! Aí! Aí! Mas que foi isto!

Jopi – Não disse! Não disse! Para não mexeres no botão lilás!

Jopó – Cala-te. Olha onde será que estamos? E estas coisas estranhas, com rodas e a deitar fumo, o que serão?

Jopi – Ai! Tenho tanto medo!!!!!!!!!

Jopó – Na sejas jopitanisco! Anda daí!

(Tentaram atravessar uma estrada. (barulho dos carros a travar).

Jopi – Ui! O que foi isto, mas que confusão!

Marcolina – Oh, Vocês ai! Então, no vosso planeta não há estradas?

Jopi e Jopó – E tu quem és?

Marcolina – Eu? Sou a Marcolina! E vocês?

Jopó e Jopi – Eu sou o Jopó, eu o Jopi!

Marcolina – Então vocês não sabem como devem atravessar uma estrada em segurança?

Jopi – Não, lá no jopitá os transportes são todos pelo ar!

Jopó – Eu, tenho um monovaite!

Marcolina – Um monovaite?

Jopó – Sim! Carregas no botão e vaiteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, vais logo pelo ar! Eh! Eh! Eh! Recebi um novo pelos meus Janitos!

Marcolina - Aqui na Terra temos que andar pelos passeios e atravessar as ruas pelas zebras, que se chamam passadeiras.

Jopi e Jopó – AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Marcolina – Sim, porque de contrário podemos sofrer algum acidente!

Jopi e Jopó – Acidente, acidente! AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Marcolina – E aquelas bolas que parecem gomas, são os semáforos!

Jopó – Sema quêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee?

Jopi – No Jopitá aquilo são jopiconsolas.

Jopó – É pá Jopi jogar!

Marcolina – Não amigos, aquela bola vermelha, quando acende, não se pode passar. A amarela é para ter cuidado, deves olhar para a direita e para a esquerda.

Jopi e Jopó – Direita esquerda, direita esquerda.

Marcolina - Quando acende a verde podes atravessar a rua em segurança.

Jopi – O que é aquilo ali?

Marcolina – A aquele edifício é uma escola, onde os meninos e meninas aprendem muitas coisas, mas também serve para brincar!

Jopi – Brincar? O que é isso?

Marcolina – Venham ver!

Jopó – Atenção, atenção, a ligar para Jopitá! Os Jopitanos vão em missão de descoberta!

Jopi e Jopó – Objectivo Brincarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!





Este texto foi escrito pelo grupo Brinca Respinga, do qual faço parte, na Acção de Formação: “Fantoches – Personagens Educativas”, para uma peça de teatro de fantoches.

Sem comentários:

A minha rádio